International Route foi conferir o menor país do Reino Unido e os Giant’s Causeway, Patrimônio da Humanidade.
*Publicada em 21/04/2014 e atualizada em 02/02/2024.
Cliffs da Irlanda do Norte, às margens do Oceano Atlântico |
Situado no Continente Europeu, a Irlanda do Norte com quase dois milhões de habitantes, faz parte do Reino Unido. Esse conglomerado de países é formado pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. A moeda utilizada nesses países é a Libra Esterlina (£) ou pound como também é chamado. Quem estiver pela europa precisa trocar o Euro pelos pounds.
Carrick-a-Rede Rope Brigde, às margens do Oceano Atlântico |
Fizemos um passeio pela Costa da Irlanda do Norte, passando em Carrick-a-Rede, ponto turístico com Cliffs às margens do Oceano Atlântico. Neste local tem a famosa ponte construída há mais de 400 anos pelos norte-irlandeses que pescavam salmão.
A Ponte tem 20 metros de comprimentos e 30 metros de altura, o que permite ao visitante um visual encantador. A travessia é paga, (5 Euros na época – nesta atração turística você pode pagar em Euros), porém a sensação ao atravessar é de adrenalina. Venta muito no local.
Muitos turistas ficam parados no meio da ponte (ou tentam) registrar este momento, mas os operadores do local não permitem e emitem um som no apito que significa que o turista precisa continuar andando, isso em dias de muitas caravanas que visitam o local. Dependendo da quantidade de pessoas, o turista espera até 15 minutos para atravessar e mais 15 minutos para retornar. Nos fins de semana o número de pessoas é grande e você encontra diversas nacionalidades no ponto turístico.
Nossa segunda parada é nos Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes). Conta a lenda (e alguns irlandeses acreditam) que um gigante apaixonado construiu as calçadas para atravessar a longa distância que separava ele da mulher amada. Deixando a lenda a parte, a real história do local é a formação rochosa que teve início há milhares de anos atrás quando começaram as atividades vulcânicas da região. Hoje são em torno de 40 mil colunas com 10 metros de altura aproximadamente.
A Calçada dos Gigantes tornou-se um patrimônio mundial pela UNESCO no ano de 1986. O local permite um acesso mais próximo do turista com o Oceano Atlântico e suas águas super geladas.
Retornando em solo o turista tem a opção de um único restaurante que oferece no cardápio frango, carne, purê de batata, vegetais e batatas fritas (típicos da Irlanda e Irlanda do Norte), bebidas, entre outros. Leve a moeda Libra. Não havia outras opções para almoço no local. O preço da refeição custou £8,00 (Libras).
Passamos em frente ao Dunluce Castle (forte da Colina), é uma das mais amplas ruínas de um castelo medieval da Irlanda do Norte. O local é aberto a turistas, fica bem próximo a região da Calçada dos Gigantes. Uma parada rápida para o registro do castelo, conforme nosso roteiro.
📍 Localização: 87 Dunluce Road, Bushmills, County Antrim BT57 8UY. Província de Ulster – Reino Unido. (mapa).
Informações: +44 28 2073 1938
A próxima parada é na Capital Belfast. Uma cidade muito bonita, agradável e muito limpa! Aqui o turista se encanta com um quarteirão inteiro dedicado a história do Titanic. O navio que foi construído aqui há mais de 100 anos e depois seguiu para a Inglaterra, onde fez a sua primeira e única viagem rumo aos Estados Unidos, no qual naufragou nas águas super geladas do Oceano Atlântico.
O Museu do Titanic (Titanic Belfast) é muito grande e com uma estrutura muito alta, equivalente a altura do navio na época. A construção é incrível, chama muita atenção e para conferir toda a história e conhecer réplicas do navio, a entrada é tarifada. É necessário que o turista reserve um bom tempo caso queira conhecer o interior do museu.
No hall de entrada há informações sobre o museu e a loja oficial do Titanic: uma tentação para os olhos com artigos pequenos, chaveiros, copos, latas decorativas com balas ou café e roupas com o nome do navio. A partir de £4,50 você pode adquirir produtos. Não deixe de aproveitar esse momento de fazer a sua compra!
Há lanchonetes, banheiros e uma estrutura confortável para o turista. Muito bom o espaço e a organização do local.
Em frente à entrada principal, especificamente na lateral, há o nome TITANIC que é cartão postal dos turistas. Muitos turistas fazem “poses” entre as letras do nome do navio e esse momento é importante para ser registrado!
Por último nosso tour foi nas ruas do centro de Belfast, a capital da Irlanda do Norte. O país tem a religião Protestante como oficial, e uma minoria da Igreja Romana (Católica), oposto da República da Irlanda (cuja capital é Dublin) que tem a maioria da população católica. Para não deixar dúvidas a Ilha da Esmeralda tem a Irlanda (capital Dublin, moeda Euro). E a Irlanda do Norte também é Ilha, mas é um outro pais (capital Belfast, moeda Libra), sendo esta pertencente ao Reino Unido.
Belfast tem construções antigas que estão em perfeito estado. Há construções mais modernas, porém a cidade oferece uma infraestrutura melhor que Dublin. Mas o Titanic é uma atração por toda parte da cidade! As placas indicam o caminho ao museu. Um detalhe a parte é que a cidade possui muros e portões que separam os bairros católicos dos protestantes. Vale a pena ficar dois ou três dias em Belfast e conhecer melhor a cidade.
SERVIÇO:
Saindo de Dublin (Irlanda) você pode ir de ônibus ou fazer passeio por essas rotas que publicamos com agências de turismo. O valor em média 35,00 euros e a travessia da ponte é opcional no valor de 5,00 Euros pagos na hora.
É recomendável levar o passaporte, afinal o turista que sai de Dublin (Irlanda) rumo ao Reino Unido está mudando de país. Não houve fiscalização, mas o passaporte é seu documento de identificação internacional.
O sinal de celular pode ficar fora de área dependendo da sua operadora e da região por onde o turista passa.
Outras fotos você confere na nossa fanpage: www.facebook.com/internationalroute
VEJA TAMBÉM:
✈ EUROPA (aqui)
✈ Página especial sobre Intercâmbio
✈ Lista das Companhias Aéreas que operam no Brasil (aqui)
✈ Lista de Aeroportos Internacionais do Brasil e da Europa (aqui)
✈ Antes de viajar – dicas do pré-embarque ao desembarque em voos internacionais.
Por:
Gabriel Carvalho | @bieltraveler