Série de conteúdos especiais sobre carreiras na aviação. Nossa segunda matéria é sobre a atuação do Comissário de Voo. Saiba mais. [Atualizada em 30/04/2022]
Receba informações, promoções e dicas de viagens no seu celular. Acesse o canal do International Route no Telegram e nosso perfil no Instagram.
A Aviação desperta muitos fãs e admiradores, desde o encanto de ver as aeronaves em solo, juntamente com as equipes que trabalham nos aeroportos brasileiros e até mesmo voar à bordo de uma aeronave com total segurança e orientações de toda tripulação (Comissários e Pilotos). E se há vontade de ser um tripulante de aeronave no Brasil, o primeiro passo é se matricular em uma Escola de Aviação Civil.
As áreas de atuação mais procuradas são: Agente de Aeroporto, Comissário(a) de Bordo e Piloto (Privado e Comercial de Aviação). Mas antes, é preciso ter os requisitos necessários para atuar em cada uma dessas áreas e se matricular em uma Escola de Aviação HOMOLOGADA PELA ANAC. No site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), você confere a lista de escolas pelo país que estão autorizadas a oferecerem esses cursos (clique aqui).
COMISSÁRIO(A) DE VOO
Profissional tecnicamente qualificado para cumprir as normas e procedimentos de segurança da aeronave. Receber muito bem os passageiros e lhes dar o conforto necessário durante o voo, faz parte da profissão, porém, é só um detalhe. O Comissário(a) recebe todo treinamento técnico e prático para lhe dar com situações durante um voo, entre elas, possíveis emergências à bordo e também primeiros socorros.
Interior do Airbus da Latam Brasil. Foto: divulgação/internet. |
Existe toda uma trajetória para se tornar um Comissário(a). Cada etapa precisa ser aprovada, porém, com dedicação e muito estudo, o aluno consegue concluir o curso técnico exigido pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, que possui um “Manual de curso de Comissário de Voo – MCA 5811 do IAC”. Esse documento está disponível no site da ANAC e é interessante o aluno conhecer antes de fazer uma matrícula em uma escola de aviação civil. O documento é de 2005, na antiga DAC (hoje ANAC, desde 2006), porém está válido e é usado como base para o curso.
|Link direto do MCA 5811: clique aqui. (atualizado)
Parte 1 – Código ANAC, CMA e Escola de Aviação Civil:
1| Antes de tudo, solicite seu Código ANAC. Ele será utilizado na matrícula em uma escola de aviação civil e na perícia médica para obtenção do CMA. Cadastre as informações solicitadas no site:
> SINTAC: clique aqui. (Procure o campo “Código Anac” e clique em: “Solicitar Código Anac”)
> Ou pela página da ANAC: clique aqui. (novo site)
2| REQUISITOS PARA A PROFISSÃO DE COMISSÁRIO DE VOO (curso técnico):
– Idade mínima: 18 anos (porém, pode se matricular aos 17 anos na Escola de Aviação Civil);
– Ensino Médio Completo;
– Altura mínima: 1,56 cm;
– Peso em harmonia com a altura;
– Ser brasileiro ou naturalizado;
– Inglês: nível intermediário.
Imagem: divulgação/internet. |
3| CMA – CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO:
São exames médicos exigidos pela ANAC que possuem validade de 5 anos. As companhias aéreas exigem o CMA e sem ele não é possível exercer a profissão e muito menos participar de processo seletivo.
CMA: Há duas opções de passar pela perícia: com um médico particular ou clínica especializada – ambos homologados pela ANAC. Você pode conferir a lista de médicos peritos no site da ANAC. Geralmente, as escolas de Aviação Civil possuem parcerias com clínicas especializadas em CMA, que realizam todos os exames e perícia no mesmo local em até 2 dias (média). O CMA fica válido por 5 anos (para comissários até 40 anos de idade).
> Lista de todos os médicos e clínicas homologados em todo o Brasil e demais informações sobre o CMA: clique aqui. (atualizada) ou no site do CMA Médico (aqui)
3.1| CMA – LISTA DE EXAMES | 2ª classe (Comissário) – inicial :
> Eletroencefalograma;
> Eletrocardiograma;
> Teste ergométrico;
> RX Tórax;
> Consulta Otorrinolaringologista;
> Consulta Oftalmologista;
> Atestado Psicológico;
> Laudo Psiquiátrico;
>Exames de Laboratório: glicemia, colesterol total e frações, triglicerídeos, creatinina, hemograma completo, tipagem sanguínea, fator RH e EAS (urina).
Obs.: a lista desses exames de laboratório podem variar (para mais) conforme sexo e idade.
3| CURSO TEÓRICO E PRÁTICO DE COMISSÁRIO DE VOO:
No Brasil há diversas escolas de aviação civil homologadas pela ANAC. Boa parte delas oferecem o curso de CMS na forma presencial. Mas há escolas que oferecem o curso na modalidade “a distância”. A duração (presencial) do curso varia conforme os horários e dias oferecidos pelas escolas. Em média de 4 a 5 meses de duração (segunda à sexta-feira). Há turmas aos sábados que podem ter 8 meses de duração. Ou turmas ‘express’, com turmas em horários integrais sendo até 3 meses. *Consulte diretamente com a Escola.
A parte teórica inclui o estudo das seguintes disciplinas*:
– O comissário de voo (apresentação/carreira);
– Conhecimento Gerais de Aeronaves;
– Sistema de Aviação Civil;
– Regulamentação da Aviação Civil;
– Navegação Aérea;
– Cultura Profissional de Aviação;
– Emergência a Bordo e Combate ao Fogo;
– Aspectos Fisiológico do Comissário de Voo;
– Segurança de Voo;
– Regulamentação da Profissão do Aeronauta;
– A Aviação Civil;
– Fatores Humanos na Aviação e CRM;
– Meteorologia;
– Sobrevivência na Selva e no Mar [teórica e prática];
– Combate a Incêndio [teórica e prática];
– Primeiros Socorros;
– Etiqueta Profissional;
– Maquiagem Profissional;
– Arte do Atendimento;
– Apresentação Pessoal, Postura e Uniforme.
*fonte: New Flight Escola de Aviação Civil.
Comissário Latam – Foto: divulgação/internet. |
A carga horária fica em torno de 240 horas para a parte teórica e cerca de 15 horas na prática. Consulte a sua Escola.
As escolas de aviação civil utilizam uniforme que pode variar entre camisa pólo ou roupa social. Consulte essa informação ao realizar sua matrícula. Verifique também o valor da Sobrevivência na Selva e da formatura, se ambos estão inclusos no valor da mensalidade ou não.
> Lista completa das escolas autorizadas: (clique aqui).
Parte 2 – Banca ANAC (prova), Currículo com Foto e Processo Seletivo nas Cias. Aéreas:
4| BANCA ANAC – EXAME TEÓRICO:
Após a sobrevivência na selva e aprovação final no Curso de CMS, o aluno fica aguardando a escola enviar todos os dados da aprovação para a ANAC. Após um pequeno prazo, o aluno estará liberado para agendar a prova teórica da ANAC que é obrigatória. Sendo aprovado, o aluno recebe o CCT: Certificado de Conclusão Teórica (documento digital) e está apto para exercer a profissão de Comissário de Voo.
A prova consiste de 80 questões divididas em 4 blocos:
-ESS: Emergência, Segurança e Sobrevivência;
-RPA: Regulamentação da Aviação Civil e da Profissão do Aeronauta;
-PSS: Medicina Aeroespacial e Primeiros Socorros;
-CGA: Conhecimentos Gerais de Aeronaves.
É preciso acertar no mínimo, 14 questões em cada bloco. As escolas de aviação civil oferecem preparatório ANAC e há também diversos sites especializados na prova teórica, disponibilizados em forma simulados on-line. (Ambos possuem um preço pelo serviço). Fique atento pois o documento de identificação para a realização da prova precisa ter no máximo 5 anos de emissão em relação ao ano vigente: RG, Carteira de Motorista ou Passaporte.
5| CURRÍCULO COM FOTO:
Geralmente as escolas de aviação civil oferecem esse serviço sob agendamento e pagamento. Uma sala ou ambiente da escola é separado para a realização das fotos com um profissional, além de uma equipe de maquiagem. Nesse dia, o traje social (que é usado para as entrevistas nas companhias aéreas) deve ser utilizado para a foto. Mas as escolas orientam quanto à isso.
Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas. Foto: divulgação/internet. |
6| PROCESSO SELETIVO:
Depois de vencer todas as etapas iniciais (CMA, Aulas teóricas e práticas, sobrevivência na selva, banca ANAC e currículo com foto) é hora de encarar o sonhado processo seletivo das companhias aéreas brasileiras. O primeiro passo é acompanhar o mercado e se candidatar a uma vaga aberta pelas cias. Atualmente funciona assim (atualizado em abril/2022):
– AZUL > cadastro do currículo no site da cia: www.voeazul.com.br na seção “trabalhe na Azul” ou diretamente no site da Gupy: https://voeazul.gupy.io/
> OBSERVAÇÃO SOBRE A PROFISSÃO/CARREIRA:
A ANAC não exige experiência prévia, porém é necessário ter Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. Ter conhecimento da língua inglesa ajuda bastante, pois é um requisito na hora do processo seletivo (inglês intermediário). Se a vaga for para companhia estrangeira, a língua inglesa será requisito obrigatório (fluente) ou outra língua específica.
Para se tornar um Comissário de uma companhia aérea estrangeira, não há necessidade do curso de CMS no Brasil. É preciso acompanhar o processo seletivo das aéreas internacionais que contratam brasileiros. Geralmente a seleção ocorre em SP e no RJ. São elas: EMIRATES, ETIHAD e QATAR AIRWAYS.
Comissário de companhia aérea estrangeira. Foto: divulgação/internet. |
> FAIXA SALARIAL DA PROFISSÃO DE CMS:
– Varia (em média) entre R$ 4.000 à R$ 6.000 (inicial) nas companhias aéreas brasileiras. Acima de R$ 9.000 no mercado Offshore (helicópteros).
> VALOR DO INVESTIMENTO:
– CMA > Perito ANAC: entre R$ 350 à R$ 500. Exames: planos de saúde realizam boa parte dos exames solicitados.
– CMA > Clínica médica (Exames + Perito incluso): entre R$ 1.000 à R$ 1.500. Parcerias com escolas entre R$ 600 à R$ 1.000 (exclusivo para alunos) *consulte condições.
– ESCOLA – MATRÍCULA: entre R$ 70 e R$ 200.
– ESCOLA – CURSO: entre R$ 1.450 à R$ 2.200 (pode ser parcelado).
– PROVA TEÓRICA ANAC: R$ 272,84
– TOTAL: em média R$ 3 mil.
VEJA TAMBÉM – como ser um “Agente de Aeroporto”: aqui.
|Com informações do site da ANAC e da New Flight Escola de Aviação Civil.