Cercada pelo Mar Mediterrâneo, as Ilhas de Malta é um destino exótico para fazer intercâmbio, turismo e lazer.
*Publicada em 12/08/2016 e atualizada em 07/02/2024.
Blue Lagoon, Malta. Foto: Isaac D./2014 |
Sol, mar, belezas naturais, comidas exóticas, histórias, cavernas, segurança e muito mais. Bem vindos a República de Malta, localizada no “coração” do mar Mediterrâneo, ao sul da Itália e ao norte da África, no continente Europeu. Quem deseja fazer intercâmbio nesse lugar, vai encontrar mar azul e tranquilidade. É um país pouco conhecido pelos brasileiros, porém é importante cenário na história do mundo ocidental.
Malta possui uma história muito rica com mais de 7.000 anos, desde as batalhas e episódios bíblicos, como a visita de Paulo à ilha. Conhecer esse lugar onde o povo é simpático e tem orgulho de sua nação é viver novas experiências no âmbito cultural e humano. As Ilhas de Malta proporciona ao turista um clima perfeito para os amantes de praia, uma vida noturna animada e tem um custo de vida baixo, em comparação a outras cidades europeias. Somado a isso, ainda tem a facilidade para viajar na Europa por via aérea, podendo conhecer países próximos como Grécia, Itália e Turquia.
A cidade vizinha de Saint Julian tem praias paradisíacas e é considerado o destino perfeito nas Ilhas de Malta para quem deseja fazer intercâmbio, pois reúne custo de vida barato e vida noturna agitada. Na cidade, é possível conhecer o seu passado britânico juntamente com as ruínas contemporâneas, ou até mesmo as pirâmides egípcias.
O estudante que escolher um programa de intercâmbio, pode se hospedar em casa de família, apartamento, hotéis ou permanecer em caseiras pensões. Em qualquer forma de hospedagem, o estudante vai encontrar um ambiente totalmente de língua Inglesa, na qual você pode experimentar as suas novas competências linguísticas. E os hotéis das ilhas são opções de acomodações para executivos que escolhem os cursos de inglês de negócios onde encontram sossego e acomodações de cinco estrelas.
No verão são 12 horas de sol e de 5 a 6 horas no inverno. Chove pouco por ano. Nos meses de inverno é possível tomar banho de mar, devido as temperaturas agradáveis na ilha. Malta possui ainda outras quatro ilhas: Cominetto, Filfla, Gozo (a segunda maior ilha) e Comino (a menor ilha) que possui o Blue Lagoon.
> ESCOLAS – elas precisam ser associadas à FELTOM – Federação das Organizações de Ensino de Inglês em Malta. Entre elas, destacamos aqui uma top: English Language Centres (EC).
> VISTOS: até 90 dias não precisa. Após esse período, as escolas auxiliam na obtenção do visto e na extensão de prazo dos estudos, além do seguro saúde obrigatório e montante mínimo de €48,00 (quarenta e oito) euros por dia para a duração do curso/e ou extensão.
SERVIÇO:
ROTA: Não há voos diretos entre o Brasil e Malta. É necessário fazer conexão em Roma (ITA Airways), Londres (British, Latam), Madri (Iberia, Latam), Paris (Air France), Zurique (Swiss), Lisboa (TAP) ou Frankfurt (Lufthansa).
De Roma (1h30 viagem, com Air Malta), Londres (Ryanair), Paris (Air Malta) ou da Espanha, com destino ao Aeroporto Internacional de Gudja:
✈ Lista completa dos Voos (diretos) Internacionais saindo do Brasil (aqui)
✈ Lista das Companhias Aéreas que operam no Brasil (aqui).
INTERCÂMBIO – ESCOLAS/ MATRÍCULAS: nas agências de intercâmbio no Brasil ou diretamente com as escolas de Malta. Veja a lista das empresas credenciadas pela Belta, órgão reconhecido internacionalmente que garante a credibilidade das agências de intercâmbio brasileiras: http://www.belta.org.br/
População: em torno de 518.536 habitantes (2021).
+5h entre março à outubro (horário de verão europeu)
> FELTOM: informações sobre escolas associadas (site)
✈ Hospedagem – Booking.com
fontes: World Study, City of Valleta, Belta. | Fotos: Isaac D.