*Publicada em 26/02/2014 e atualizada em 02/02/2024.
 |
imagens: divulgação/internet |
Com 7.000 anos de história, as Ilhas de Malta proporcionam cultura e patrimônio ao visitante. Um lugar histórico, único no Mediterrâneo! Existem muitas áreas do patrimônio e cultura a ser explorado. A vida noturna é bem movimentada e sempre há um grande número de clubes para visitar, além de bares de vinhos excelentes e restaurantes de primeira linha para desfrutar. A Ilha segue um “calendário efervescente de eventos culturais”, entre eles o Festival de Artes de Malta, o Festival Choir, O Valletta Barroco Festival, o Festival de Ópera e o Festival Internacional de Jazz realizado em julho.
 |
Foto: Isaac D. |
Grandes artistas internacionais são os destaques dos grandes shows musicais que são realizados a cada verão, onde reúnem multidões de moradores locais e turistas. Músicas eletrônicas com DJ´s internacionais renomados se tornaram um centro de cena clubbing, que se desenvolve durante todo o ano. O que é muito popular nas ilhas é a música clássica onde acontecem recitais de órgão regulamente em muitas igrejas barrocas. Em lugares históricos ocorrem óperas solita, concertos e orquestras. Somando a tudo isso, outra atração popular nas ilhas de Malta são bandas de músicas: cada cidade e vila tem pelo menos um clube banda. Banda de música é levado a sério nas ilhas: levando santos, fogos de artifício, comida e muita diversão nesta festa cultural.
Entre as histórias das ilhas, o século 18 deixou sua marca com Manoel Theatre, um local maravilhoso para as artes do espetáculo. E claro não poderia faltar Shakespeare: ao ar livre realizado em julho nos jardins do Palácio de San Anton. No Natal acontece entretenimento para todos.
A Ilha de Malta é um dos recentes destinos para intercâmbio. Localizada na Europa e sendo uma ponte para África, Malta foi uma colônia britânica por mais de 160 anos. Por isso o inglês é uma das duas línguas oficiais falada na ilha.
Há mais de 40 escolas na ilha de Malta e Gozo ensinando idiomas, oferecendo uma gama de cursos e atividades de lazer. Algumas dessas escolas são membros da FELTOM – Federação das Organizações de Ensino de Inglês em Malta.
 |
Foto: Isaac D. |
Há vários tipos de cursos oferecidos pelas escolas de línguas em Malta e Gozo, entre eles o curso de férias de verão onde muitos jovens visitam as Ilhas.
O intercambista pode se hospedar em casa de família, apartamento, hotéis ou permanecer em caseiras pensões. Em qualquer forma de hospedagem, o estudante vai encontrar um ambiente totalmente de língua Inglês, em que você pode experimentar as suas novas competências linguísticas. E os hotéis das ilhas são opções de acomodações para executivos que escolhem os cursos de inglês de negócios onde encontram sossego e acomodações de cinco estrelas.
Apesar do tamanho reduzido, Malta encanta e agrada aos mais variados públicos. Valletta é a região mais comercial e turística do país, enquanto a vida noturna está localizada em Saint Julian e Silema. A ilha de Gozo é mais tranquila e de rico passado.
O clima de Malta é típico do Mediterrâneo e acaba sendo influenciado pelo mar. No verão são 12 horas de sol e de 5 a 6 horas no inverno. Chove pouco por ano. Nos meses de inverno é possível tomar banho de mar.
 |
Mergulho no mar do Mediterrâneo |
ROTA: Não há voos diretos entre o Brasil e Malta. É necessário fazer conexão em Roma (ITA Airways), Londres (British, Latam), Madri (Iberia, Latam), Paris (Air France), Zurique (Swiss), Lisboa (TAP) ou Frankfurt (Lufthansa).
De Roma (1h30 viagem, com Air Malta e ITA Airways), Londres (Ryanair), Paris (Air Malta) ou da Espanha, com destino ao Aeroporto Internacional de Gudja:
> ILHAS DE MALTA [MLA]
Aeroporto Internacional de Malta (Malta International Airport)
Endereço: Luqa LQA 4000, Malta
Contato: +356 21249 600 / Empresa: Malta I. Airport
Lista completa dos Voos (diretos) Internacionais saindo do Brasil (aqui)
Lista das Companhias Aéreas que operam no Brasil (aqui).
Matrículas (escolas de inglês): nas agências de intercâmbio no Brasil. Veja a lista das empresas credenciadas pela Belta, órgão reconhecido internacionalmente que garante a credibilidade das agências de intercâmbio brasileiras: www.belta.org.br
SOBRE A ILHA:
População: em torno de 518.536 mil habitantes (2021).
Código da área: +356
Localização: Europa
Fuso Horário: +4h (em relação ao horário de Brasília)
+5h entre março à outubro (horário de verão europeu)
Moeda: Euro (€)
Visto: Não é necessário (até 90 dias de estadia no país).
> FELTOM: informações sobre escolas associadas (site)
> Página especial sobre a Ilha de Malta no International Route (aqui).
VEJA TAMBÉM:
Página especial sobre Intercâmbio
Lista de Aeroportos Internacionais do Brasil e da Europa (clique aqui)
Do Rio de Janeiro, com informações de Dublin e Malta.
Gabriel Carvalho | @bieltraveler