Intercâmbio

Calçada dos Gigantes - Irlanda do Norte

Antes de realizar o intercâmbio  é necessário tomar algumas medidas de segurança e providenciar alguns documentos. As cópias dos documentos devem ser tiradas e deixadas com a família, com o estudante e recomendamos também ter essas cópias na sua conta de e-mail. Essas medidas são válidas caso aconteça um extravio ou furto de documentos. 

1. PASSAPORTE E VISTO

  • A primeira providência antes de realizar a viagem de intercâmbio é solicitar o passaporte. Todo o processo pode durar em média 25 dias. Primeiro, o intercambista precisa fazer a solicitação do passaporte no site da Polícia Federal. Após o preenchimento dos seus dados no site da PF, será gerada uma guia, a GRU. Feito o pagamento, tire uma cópia do boleto e do comprovante pago. Junto a eles, separe toda a documentação necessária exigida pela Polícia Federal e faça o agendamento pelo site para comparecer a uma das agências da PF da sua cidade ou região mais próxima. Compareça no dia e chegue antes do horário. Não esqueça os documentos e as cópias, caso contrário os agentes não atendem você, pois é feito uma triagem para verificação dos documentos exigidos. Não é necessário levar foto.
Para solicitar o passaporte (clique aqui).
Para outras informações, (clique aqui).
 
Se você já possui o passaporte, não esqueça de verificar a data de validade, observando se a data é posterior à da volta da viagem.
  • Visto: Há países que não exigem visto antes do embarque, como é o caso da Irlanda, Inglaterra, Malta, entre outros países da Europa. Porém Estados Unidos e Canadá, Austrália, exigem visto de estudante para entrar no país (solicitado na Embaixada do país de destino antes da viagem). Fique atento quanto ao prazo do visto, pois a emissão do documento pode demorar e comprometer o embarque no período desejado. Se você está fechando o programa de intercâmbio com uma agência, geralmente elas oferecem o serviço de despachante. Se você está providenciando a viagem por conta própria, vai precisar entrar em contato com os Consulados/Embaixadas e seguir as orientações.


Veja a lista de Embaixadas/Consulados Estrangeiros no Brasil: (clique aqui)

2. AGÊNCIAS DE INTERCÂMBIO/ ESCOLAS

Se deseja fechar o pacote com uma agência de viagem/ intercâmbio, verifique sua reputação. Se houver problemas no exterior, você não terá órgãos a quem recorrer, como o Procon, por exemplo. Pesquise nas redes sociais, sites de consumidores e reportagens sobre a agência na qual você pretende fechar contrato. Leia todas as cláusulas do contrato inclusive as letras miúdas e se houver dúvidas peça esclarecimentos do promotor ou da gerência da empresa. Veja algumas dicas:
 
  • Busque referências com amigos, na internet, nas redes sociais, no portal Reclame aqui ou em outros sites de relações de consumo.
  • Verifique se agência de intercâmbio tem registro, endereço fixo e se a mesma é especializada no serviço que oferece. 
  • Peça esclarecimento de todos os itens do contrato, não fique com dúvidas! 
  • Antes do dia do embarque a agência de intercâmbio precisa lhe informar o NOME e CONTATO das pessoas que ficarão responsáveis pela solução de problemas relacionados à escola ou à moradia no exterior. Se você ficar em CASA DE FAMÍLIA precisa do nome do responsável, telefone, e-mail, endereço. Se for utilizar TRANFER precisa do nome e telefone da pessoa responsável que vai buscar você no Aeroporto. Se você ficar em OUTROS TIPOS DE MORADIA como Hostel, Apartamento, Residência Estudantil, Flat ou Hotel, precisa do endereço e telefone de contato. 
  • ESCOLA: a agência de intercâmbio deve entregar um documento com o NOME DA ESCOLA, ENDEREÇO, dados do CURSO que você vai estudar, horário, módulo, período. Sugerimos a você que obtenha também o NOME de uma pessoa do SUPORTE AO ALUNO que lhe ajude a resolver problemas que venham a ocorrer na escola. Se a agência que você pretende fechar o pacote tem representação na cidade do país que você vai viajar, geralmente a base deles oferecem suporte ao aluno, sendo assim fica mais fácil para resolver questões relacionadas à escola e/ou moradia. 
  • Veja a lista das empresas credenciadas pela Belta – Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais, órgão reconhecido internacionalmente que garante a credibilidade das agências de intercâmbio brasileiras: http://www.belta.org.br/ 



Se você está providenciado o intercâmbio sem agência, fechando direto com a ESCOLA, fique atento quanto à certificação que ela possui, se não está envolvida com denúncias e se a escola é legalmente registrada e reconhecida internacionalmente.
Obtenha todos os comprovantes de pagamento e documentos (carta da escola).

Ruas de Dublin, capital Irlandesa

[ALERTA AO VIAJANTE – Destino REPÚBLICA DA IRLANDA: A Embaixada do Brasil em Dublin (dublin.itamaraty.gov.br), recomenda aos brasileiros que desejam estudar inglês na Irlanda que procurem inscrever-se em escolas credenciadas pela “Accreditation and Co-ordination of English Language Services” (ACELS). Trata-se de serviço prestado pela National Qualifications Authority of Ireland (NQAI), agência governamental vinculada ao Ministério da Educação e ao Ministério de Empresa, Comércio e Inovação da Irlanda. A associação “Marketing English in Ireland” (MEI) reúne as 54 escolas acreditadas junto à ACELS].
*Saiba mais: (aqui).

2. AGÊNCIAS DE INTERCÂMBIO/ ESCOLAS

Muito importante a escolha da Hospedagem. Se você está fechando com agência de intercâmbio, elas oferecem várias opções como CASA DE FAMÍLIA, HOSTEL, APARTAMENTO, RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, PENSÃO entre outras, dependendo do país que você vai viajar. Isso tudo depende também do tempo do seu intercâmbio. Por exemplo: se você vai ficar de 3 à 12 meses estudando no exterior, o recomendável é ficar duas semanas em casa de família ou residência estudantil e depois deste período você muda para uma moradia fixa em Flats, apartamentos ou até mesmo Pensões (em algumas cidades). Nas repúblicas, geralmente, mais de quatro pessoas dividem o aluguel. Nas escolas há listas de vagas em apartamentos ou você consegue com colegas de classe/escola e em grupos específicos nas redes sociais. 
Assim que chegar na cidade de destino procure moradia fixa e fique atento quantos aos valores e depósitos a serem realizados (pagamento adiantado). Verifique também os valores a serem pagos além do aluguel, como luz, água, internet e TV a cabo. 

Apartamentos em Dublin - Irlanda

Se você está indo sem intermediários fechando diretamente com a escola, pode entrar em contato diretamente com ela pela internet e assim conseguir informações de moradia na região escolhida. Outra opção é através de grupos nas redes sociais. 

DICA> Existem duas páginas na internet específicas em aluguel de quartos e de imóveis, que ajudam na busca de quartos em casas de pessoas em todo o mundo e você pode fazer o pagamento com o cartão de crédito. Porém o estudante negocia diretamente com o proprietário os dias de estadia e faz o pagamento pela internet, já incluindo a taxa de limpeza e uma comissão cobrada pelo site:


Se o programa de intercâmbio que você está planejando for menor que 8 semanas, CASA DE FAMÍLIA pode ser uma boa opção durante um intercâmbio rápido, pois inclui alimentação e limpeza do espaço além da lavagem de roupas, deixando o estudante livre de tarefas do lar. Existem regras na casa que são informadas por um líder da família que vai ser o responsável em preparar as suas refeições, lavagem das roupas e até mesmo um bate papo informal. Entre elas acesso liberados somente à cozinha, banheiro e o seu quarto, que é área de total privacidade, não permitindo a entrada de filhos da família ou de outros estudantes que estejam morando em outros quartos da residência. Também não é permitido excessos de barulhos no fim de noite. Em boa parte das casas de família você tem wi-fi liberado, TV a cabo, e até mesmo banho quente sem restrições de tempo (esse último depende da família). O quarto você pode escolher no modelo single ou duplo. No Single somente você dorme no quarto, tendo total privacidade, mas o conselhável é o quarto duplo, onde possui duas camas de solteiro e você divide o espaço com outro estudante que pode ser da mesma nacionalidade ou não. 

Casas de Famílias em Dublin - Irlanda

A alimentação pode ser meia pensão ou completa. Nessa última, inclui café da manhã e jantar. O almoço pode ser incluído, conforme condições de contrato com a família e vai depender também do módulo do seu curso na escola, se é um turno ou integral. Se for curso integral, estudando o dia inteiro, não é necessário incluir almoço no contrato com a família.
O contato diário com essa família, permite que você fale a língua deles o tempo todo, aprendendo também a cultura e observando o cotidiano.

As demais experiências você descobre ao chegar na casa de família. Se você vai fazer a viagem com uma agência de intercâmbio e pretende ficar em casa de família, você preencherá um formulário com informações pessoais contendo detalhes sobre sua alimentação, preferência de família com filhos ou não, animais ou não, tipo de quarto, entre outros. 

ATENÇÃO: 

1. Pode acontecer da agência em contato com a escola que você escolheu, lhe informar no pré-embarque que o endereço da casa de família ficou longe da escola, tendo que utilizar ônibus, bonde elétrico ou outro tipo de transporte tendo um custo diário com passagem. Já inclua essa despesa no seu planejamento financeiro para a viagem.

2. Se por acaso a relação entre o estudante e a família ficar desconfortável com problemas de relacionamento, serviço pago não executado, entre outras, o estudante pode contactar a agência ou a escola e pedir para ser transferido para outra residência ou dormitório em outro local conforme disponibilidade. 


4. SEGURO SAÚDE


Faça um seguro saúde, mesmo que a viagem seja curta. Você vai estar fora do Brasil e se precisar de um atendimento médico em qualquer país no exterior sem o seguro será difícil ser atendido. E se houver atendimento, o preço será alto. Evite gastos com surpresas indesejáveis principalmente com a saúde no exterior. 

IRLANDA: se você for estudar em Dublin ou em outra cidade irlandesa fique atento às seguintes condições:
  • até 90 dias de estadia no país NÃO é preciso ter o Seguro Governamental, porém a imigração pode te solicitar um seguro saúde/viagem. Recomendável portar um seguro pelo tempo da sua viagem que tenha cobertura na Irlanda e em outros países europeus, caso o estudante efetue viagens pela Europa durante o intercâmbio.
  • estadia acima de 90 dias: o governo irlandês exige o Seguro Governamental ou um seguro saúde estabelecido na Irlanda (VHI, Laya, por exemplo). Esses seguros só tem validade na Irlanda e é usado na imigração para a solicitação do visto de estudante. Porém, se você quer viajar pela Europa com segurança, precisará adquirir um segundo seguro como o GTA, QUE SÓ PODE SER ADQUIRIDO NESTE CASO ou qualquer outro com cobertura pela Europa. O GTA não vale como seguro para a imigração.
  • Resumindo> até 90 dias: seguro saúde. Mais de 90 dias de estadia: seguro governamental + seguro saúde, como o GTA por exemplo.
 

5. “TOUR” PELA CIDADE

 
Depois de definir a escola de idioma, a cidade do seu intercâmbio e a região onde vai morar, faça uma pesquisa sobre serviços que a cidade disponibiliza próximos à sua escola e a moradia, como supermercados, lojas, lavanderias, transportes entre outros. 

Região central de Belfast - Irlanda do Norte (Reino Unido)

Outra dica é mapear antecipadamente as opções de entretenimento e diversão, como teatro, parques e cinemas e museus. Pesquise na internet eventos oficiais da cidade e outras festividades. 

 

6. PLANEJE OS GASTOS  


Planejamento financeiro é algo importante para que o intercambista não tenha surpresas. Antes de embarcar, faça um levantamento de gastos com alimentação, transportes, pequenas despesas diárias e diversão. A dica é não sair gastando com compras logo na primeira semana, controle-se. Separe uma quantia de dinheiro, deixe-o guardado em local seguro para uma eventual emergência. Ele pode ser muito útil no final do intercâmbio para compras ou outras despesas, caso você não venha utiliza-lo em alguma emergência durante sua estadia no país estrangeiro. 
 
Recomendável levar a quantia de 1.000 (hum mil) da moeda local para cada mês que você ficar no país de destino, independente se a acomodação já está paga (casa de família, residência estudantil). 

imagem: internet - cédulas Euro

                                       
 
IRLANDA: estivemos em 2014 na capital Dublin e verificamos algumas dificuldades dos estudantes em determinadas ocasiões. Conversamos com um número significativo de intercambistas sobre os gastos extras e fizemos alguns cálculos. Recomendamos levar no mínimo € 1.200,00 (hum mil e duzentos Euros) para cada mês de estadia no país.
 
Informação importante para quem vai viajar para a IRLANDA:
 
  • Acima de 90 dias de intercâmbio no país: é preciso levar € 3.000,00 (três mil Euros) que serão usados exclusivamente para a abertura da conta no banco do governo irlandês (conforme determinação da imigração). Somado a isso, €1.500,00/mês (hum mil e quinhentos Euros para cada mês por um período de três meses) para as suas despesas com documentação do visto de estudante (GNIB), alimentação, transporte, passeios e até mesmo aluguel e depósitos do Apartamento ou Flat. Ou seja, nos três primeiros meses o estudante tem despesas altas com a imigração e aluguel para moradia. 
  • Até 90 dias de intercâmbio no país: NÃO É NECESSÁRIO levar os €3.000,00 (três mil Euros) exclusivos para abrir uma conta no banco do governo irlandês. Porém, recomendamos levar no mínimo, €1.200,00/mês (hum mil e duzentos Euros por mês) para as despesas durante o seu intercâmbio. 


7. BAGAGEM DE MÃO / MALA DE VIAGEM


Itens do que você deve levar na sua viagem, especificamente na bagagem de mão:
  • documentos importantes e voucher da passagem de ida e volta;
  • endereços e telefones do lugar onde vai morar e da escola;
  • carregador de celular; 
  • uma troca de roupa (incluindo peças íntimas, casaco – se for para regiões frias) e objetos de higiene pessoal (escova e creme dental, estojo de óculos de lente ou de sol, etc);
  • laptop, câmera digital e/ou tablet. 
Sendo assim, você não fica na mão se algo acontecer com sua bagagem. 

Atenção: 
  • na bagagem de mão, evite carregar objetos metálicos que possam fazer apitar o sensor de segurança do aeroporto, no momento do embarque;
  • vestuário: utilize cintos ou bolsas/mochilas sem fivelas de metal. Use calçados confortáveis que sejam fáceis de tirar e sem acessório de metal, de preferência;
  • Cordão, anel, brinco, celular, moedas, entre outros metais, precisam ser retirados e colocados em uma bandeja no momento do raio-x.

Terminal 3. GRU/SP. Foto: internet/divulgação

Nos detectores de metais em aeroportos estrangeiros, há muita rigidez quanto a verificação de bolsas/mochilas e com o passageiro. As bolsas passam pelo raio-x, precisando retirar laptop, tablet, máquinas digitais, tudo que conter metal, segue em uma bandeja na esteira. 
O passageiro passa por um detector de metais. Cintos, calçados com decoração ou acessórios em metais, tudo precisa ser retirado. 

MALA DE VIAGEM: não é recomendado comprar muitas roupas, pois hoje sai mais em conta comprá-las no exterior. É muito comum o intercambista trazer muitas roupas e até mais de uma mala com roupas e acessórios comprados no exterior.

Certifique-se que as malas estão devidamente trancadas com cadeados ou com a trava de segurança com senha (em alguns modelos). Se possível, identifique-a, pois é muito comum malas parecidas, do mesmo modelo/cor. 

Outras dicas e informações do pré-embarque, confira a página “ANTES DE VIAJAR” 
(clique aqui).

*Atualizada em 06/02/2020.

Redes Sociais

Nosso canal no Telegram

Formulário de Contato

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome