Temporada na Europa, o International Route mostra as belezas do litoral de Galway na Irlanda, com os Cliffs of Mohers.
[matéria publicada em 11/04/2014 e atualizada em 02/02/2024].
Cliffs of Moher, Condado de Galway – Irlanda. Foto: Maurício Jr. |
Estamos na Irlanda, um país situado no continente Europeu. Localizado em uma Ilha, também é conhecido como Ilha da Esmeralda. A área territorial tem mais de 84.421 kms quadrados, sendo cinco sextos pertencentes à República da Irlanda (nome original do país), constituindo o restante à Irlanda do Norte, na mesma ilha. É banhada pelo Oceano Atlântico, e foi nessa ponta oeste do país que fomos conhecer os famosos Cliffs of Moher junto à cidade de Galway, localizada a pouco mais de 3h da capital irlandesa, Dublin.
Galway Cathedral |
Nossa primeira parada é no centro de Galway na costa oeste da Irlanda. Terceira maior cidade do país e capital do Condado de Galway, está situado na província de Connacht, sendo a maior cidade da região, com cerca de 80 mil habitantes e onde o irlandês ainda é falado. As cidades vizinhas são os Condados de Mayo (a norte), Roscommon (nordeste), Offaly (leste), Limerick (sudeste) e Clare (sul).
Apesar de ser pequena, a cidade é vibrante e é conhecida também como “The City of the Tribes” (a cidade das tribos), graças às 14 tribos que dominavam a cidade na idade média. Galway cultiva a forte herança cultural e uma intensa cena artística, teatral, cinematográfica e musical. A cidade também é destino para fazer intercâmbio e recebe muitos estudantes do mundo todo.
Centro de Galway/Irlanda. Foto: Bruno Oliveira |
Fundada entre os séculos 13 e 14, Galway é conhecida como a capital cultural da Irlanda, pois recebe diversos festivais ao longo do ano. Entre eles, o “The Galway Arts Festival” que acontece em julho e recebe performances circenses, comédia, músicas de todos os estilos, artes visuais e peças teatrais. No mesmo período acontece um dos maiores festivais de cinema da Irlanda: o Galway Film Fleadth.
História e Fé:
A Igreja Romana é bem presente em todo território irlandês. Com templos históricos, a arquitetura chama atenção do visitante por fora e por dentro. São construções de tamanhos grandes e com muito zelo nas arquiteturas, como a ‘Galway Cathedral’. Os templos romanos demonstram patrimônio dos irlandeses em preservar a história, pois muitos deles foram construídos há mais de 1000 anos. Saiba mais sobre a Catedral de Galway no site: www.galwaycathedral.ie
Interior da Catedral de Galway |
Continuando nossa viagem rumo ao litoral oeste, depois de conhecer o centro de Galway, seguimos por uma estrada apertada, de mão dupla porém muito bem sinalizada. Uma região de “fazendas” com criação de animais e belas casas ao longo do caminho. As montanhas ficam cada vez mais próximas e elas separam a cidade do litoral.
Pelo caminho, paramos para conhecer umas casinhas (bem mimosas) e também fomos até a entrada do ‘Dunguaire Castle’ (ou Caisleán Dhún Guaire – em irlandês). Ou seja, é uma casa de torre do século 16 e está localizada na costa sudeste da Baía de Galway. O nome deriva do Dun do rei Guaire, o lendário rei de Connacht.
Dunguaire Castle em Galway. Foto: Bruno Oliveira |
Depois de ver o ‘Dunguaire Castle’, subimos um bom trecho de montanha onde o nosso ônibus foi surpreendido com neblina e chuva. Depois de atravessar as montanhas, a descida é de forma gradativa até avistar o litoral (Oceano Atlântico) e chegar na área do estacionamento para carros e ônibus de turismo. O local é pago, porém se você for com agências de turismo de Dublin, algumas já incluem o valor no ticket.
CLIFFS OF MOHER:
Simplesmente, uma visão surpreendente do local. Mesmo com muito vento e a neblina que surge, vale a pena conhecer os penhascos de Galway. A caminhada rumo ao topo pode ser até cansativa, mas esse local proporciona belas fotos em dias de sol. Durante o nosso passeio o tempo não estava muito a nosso favor, mas deu para fazer alguns registros.
Fotos: Bruno Oliveira |
Do alto é possível ver nitidamente o azul do Oceano Atlântico (quando não tem neblina). O turista precisa ir preparado para enfrentar o frio e o vento, mas isso é só um detalhe a parte. Porque quem vai aos ‘Cliffs of Moher’ fica admirado com a paisagem e o principal: faz muitos registros em fotos e vídeos. A dica é ir com bom calçado, de preferência tênis, até para enfrentar a lama nos dias de chuvas no alto dos Cliffs.
Os Cliffs of Moher são as “vitrines” do turismo irlandês. Cerca de um milhão de pessoas visitam esse lugar por ano. Essas “falésias” possuem 8 km de extensão sobre o Oceano Atlântico, podendo chegar a 214 metros no ponto mais alto. No passeio de barco (opcional e pago), o turista tem o privilégio de ter outra visão dos Cliffs. Realmente, vale esse pequeno investimento (pagamos 10 Euros por pessoa) para conhecer as maravilhas deste lugar visto pelo Oceano Atlântico. Uma experiência incrível!
Serviço: o valor do barco é pago na hora, porém esse passeio é opcional.
Como ir: Da Capital Irlandesa, Dublin, há várias agências que oferecem essa “trip” com valor em média de 35,00 euros, nos fins de semana. International Route foi com a agência Gaby’s Tour, em uma caravana com ônibus confortável em um final de semana (sábado). Para maiores informações acesse o site: www.gabystour.com/
Outras fotos de Galway e dos Cliffs of Moher você confere na nossa fanpage: www.facebook.com/internationalroute