O país europeu oferece ao turista inúmeras belezas naturais, castelos, histórias e lugares espetaculares que serviram de cenários para filmes. Vamos conhecer a Costa Oeste da Irlanda, eleito um dos melhores países do mundo e está na lista de melhores destinos do planeta.
*Publicada em 21/03/2017. Atualizada em 09/09/2020.
*Publicada em 21/03/2017. Atualizada em 09/09/2020.
Cliffs of Moher. Foto: Ireland.com | Divulgação/internet. |
O Velho Continente tem muitas histórias e belezas naturais escondidas por toda a Europa! São castelos, parques, jardins, penhascos, museus e muitas lendas também. E na República da Irlanda não é diferente! Conhecida como a “Ilha da Esmeralda”, a Irlanda atrai e encanta turistas do mundo todo, principalmente estudantes que estão na capital Dublin ou em outras cidades do país através de algum programa de intercâmbio, seja para aprender a língua inglesa ou cursando uma pós-graduação.
A capital do país oferece toda infraestrutura necessária para turistas e estudantes. Mas vale a pena reservar um dia do final de semana para fazer um “bate e volta” pelo interior da Ilha da Esmeralda. Há diversas agências irlandesas e também de brasileiros que fazem os passeios rumo à Costa Oeste da Irlanda (em torno de 35,00 Euros), especificamente para Galway, que fica bem próximo do Oceano Atlântico. Mas se você preferir, pode ir de ônibus pela Bus Eireanns ou de trem pela Irish Rail. O ônibus se torna mais rápido e barato e te deixa no centro da cidade, o que permite ir caminhando para toda parte da região central de Galway.
Saindo da cidade de Dublin, pouco mais de 3h de viagem à bordo de um ônibus rodoviário, chegamos ao centro da cidade de Galway. Essa é a primeira parada dos ônibus de excursões, onde todos descem e visitam os pontos turísticos, como a Catedral de Galway, lojas, cafés, restaurantes e ruas medievais. A cidade é única pois tem ruas belas e bucólicas, jovens e idosos passeando e conversando pela cidade, artistas de ruas e até estátuas no meio delas. Vale a pena uma fotos às margens do rio Corrib.
A cidade tem cerca de 80 mil habitantes sendo a terceira maior da Irlanda. Está situada na província de Connacht. Pequena mas bem vibrante é um ótimo destino de intercâmbio na Irlanda para estudar inglês. Fundada entre os séculos 13 e 14, Galway é conhecida como a capital cultural da Irlanda, pois recebe diversos festivais ao longo do ano. Entre eles, o “The Galway Arts Festival” que acontece em julho e recebe performances circenses, comédia, músicas de todos os estilos, artes visuais e peças teatrais. No mesmo período acontece um dos maiores festivais de cinema da Irlanda: o Galway Film Fleadth.
Em 2014, Galway foi destaque aqui no blog International Route durante o meu intercâmbio pela Irlanda. Na época, a minha “trip” aconteceu em um sábado de abril e o tempo não ajudou muito. Mas nos poucos momentos de sol foram suficientes para aproveitar bem a região. Saindo do centro de Galway, a excursão segue para o litoral. Pelo caminho, uma rápida parada pelo Dunguaire Castle (Caisleán Dhún Guaire – na língua irlandesa) construído em 1520. O castelo esteve fechado mas deu para apreciá-lo e fazer algumas fotos.
O passeio continua rumo ao litoral, por uma estrada estreita porém muito bem sinalizada. O cenário muda bastante: várias fazendas e animais com belas casinhas às margens da estrada. As montanhas ficam cada vez mais próximas e elas separam a cidade do litoral. Um trecho da viagem é composto de subidas e curvas fechadas, juntamente com neblinas se o tempo estiver fechado e chuvoso. Do alto, a vista é muito bonita e os campos verdes resplandecem toda a beleza da Ilha da Esmeralda.
Seguindo pela estrada N67 com subidas e descidas, chega-se ao Condado de Clare, onde está localizado um dos principais pontos turísticos da Irlanda: os Cliffs of Moher. Uma região de penhascos localizada a 76 km do Centro de Galway. Essa região serviu de cenário para o filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e é considerada uma das maiores atrações do mundo. É preciso levar luvas e casacos (na época primavera) pois venta bastante e faz frio. Se o tempo estiver firme, o sol “bate” nas águas do Oceano Atlântico resplandecendo uma beleza incomparável. Se estiver com chuva fraca, neblinas se formam e tomam conta dos penhascos.
Foto: Passeio de barco pelo Oceano Atlântico e a visão dos Penhascos dos Cliffs of Moher. | © I. Route |
Aproveitei e fiz o passeio de barco (opcional) pelas águas do Oceano Atlântico, o que permite ao turista uma outra visão dos Cliffs of Moher. Recomendo! Muito bom, uma experiência incrível. O passeio de barco é pago na hora (10 Euros). Se deseja conhecer melhor a região de Galway, fique pelo menos 2 dias. Há boas opções de Hostel (albergues) com bom atendimento e localização. Quem preferir há outros tipos de hospedagem.
Viaje pela Irlanda navegando aqui no Blog International Route. Temos uma página especial sobre o país com diversas matérias e publicações exclusivas. Saiba mais (aqui).
VEJA TAMBÉM:
Do Rio de Janeiro, com experiências em de Dublin
Gabriel Carvalho | gabriel@internationalroute.com.br
clique aqui e saiba mais.
clique aqui e saiba mais.
INTERNATIONAL ROUTE – Tudo para sua viagem ao redor do mundo/
Everything for your trip around the world.
Contato, dúvidas, sugestões, colaboração:
– Twitter: @Inter_Route
– Hashtag e Google+: #internationalroute