Linha S.Paulo-Rio: histórias e novidades na principal rota rodoviária do Brasil
Linha S.Paulo-Rio: histórias e novidades na principal rota rodoviária do Brasil
Ônibus com internet Wi-Fi 4G à bordo e serviço Leito-Cama são destaques das empresas de ônibus para atrair novos passageiros. *Atualizada em 30/04/2022.
Penha na Rota SP-Rio com o Marcopolo New G7 Paradiso 1800 DD com serviço Semi-Leito e Leito-Cama. Foto: divulgação/internet.
Uma das principais rotas rodoviárias do Brasil, a linha São Paulo-Rio de Janeiro (vice-versa) vem apresentando muitas novidades nas últimas décadas. Conforto e comodidade se tornaram algo indispensável para os passageiros que utilizam a linha. As empresas de ônibus cada vez mais vem inovando no serviço de bordo para os passageiros. Mas antes disso tudo acontecer, vamos a um breve histórico da rota que liga duas principais capitais do nosso país.
Realizando uma ampla pesquisa, achei o início da operação regular da Linha São Paulo-Rio. Foi no ano de 1939, pela Empresa de Ônibus Pássaro Marron (na época com “N” mesmo), fundada em 1935. Havia naquela época, diversos horários e “carros” (linguagem simbólica para ônibus) disponíveis para os passageiros. A viagem era feita em estrada de terra batida. Havia a expansão da malha ferroviária com trens como opção mais rápida. Porém, o crescimento populacional nos anos de 1930 à 1940, fazia aumentar a demanda de passageiros de ônibus, que estava em expansão.
Nielson Diplomata da Expresso Brasileiro na década de 1970. Foto: internet
Começaram a surgir oportunidade de negócios e empresários não perderam tempo. Em 1941, nascia a Expresso Brasileiro Viação Ltda, fundada pelo empresário espanhol Manoel Diegues. Paralelamente, crescia a oferta de voos entre as duas capitais, por companhias aéreas. Sendo assim, o transporte rodoviário era uma terceira opção para viajar à SP ou Rio. Com a chegada da Rodovia Presidente Dutra, antiga BR-2, a viagem se tornou mais segura e rápida em relação a antiga estrada que interligava os dois estados. Em 19 de janeiro de 1951, acontecia a inauguração oficial, no governo de Eurico Gaspar Dutra.
Na inauguração da rodovia, foi apresentado os ônibus Twin Coach, importado dos Estados Unidos da América pela Viação Cometa S.A, que estreava seus serviços entre as duas cidades. Entre 1950 e a década de 1960, a disputa era acirrada entre a Expresso Brasileiro e a Viação Cometa. Elas traziam do exterior, ônibus com mais conforto e segurança, uma forma de atrair novos passageiros. E com a Rodovia Presidente Dutra em operação, a linha SP-Rio cada vez mais atraía novos usuários para viajar em um dos ônibus das duas empresas.
Empresa “Única Rio-SP” operando em 1965. Foto: Acervo Tony Belviso/internet
Os famosos ônibus “Diplomatas” ou os Flxible no nome original, chegavam à SP em 1956 pela Expresso Brasileiro. Passando os anos, em 1964 a empresa Única, que hoje opera a linha Rio-Petrópolis (na região serrana do RJ), ganhou a licitação e, passou a operar a linha SP-Rio, com o ônibus CAIO Gaivota. As inovações surgiram e a Viação Cometa apresentava ônibus com câmbio automático e poltrona de couro legítimo.
Em 1980 chegava no trecho SP-Rio a Viação Itapemirim com seu Tribus, encarroçado pela própria empresa e com chassi da Mercedes-Benz. Em 1999, o grupo JCA começa suas operações e a Auto Viação 1001 entra na linha Niteroi-S.Paulo via Rodoviária Novo Rio. Do Rio seguia direto, o chamado “non-stop” até São Paulo. Ou seja, a viagem se tornava muito mais rápida sem parar em cidades pelo caminho. Ônibus moderno, zero km e serviço expresso, atraía novos passageiros e fazia da 1001 a melhor opção entre SP e Rio. Mas em 20 de março de 1998 o decreto 2521 obrigava que os ônibus rodoviários deveriam parar de 4 em 4 horas.
Veja o comercial do lançamento do TRIBUS da Itapemirim na Rota SP-Rio:
CENÁRIO ATUAL
Hoje, na linha SP-Rio, a concorrência é grande. As empresas que operam na rota são: Águia Branca (que adquiriu a Expresso Brasileiro em 2017 e não manteve a marca), Grupo JCA com a Expresso do Sul, Auto Viação 1001 e Viação Catarinense; Grupo Comporte com a Empresa de Ônibus Nossa Senhora da PENHA; Grupo Itapemirim com a Viação Kaissara e também opera no trecho a Expresso Adamantina. Ao todo são 7 empresas de ônibus no trecho administrados por 5 grupos rodoviários.
A Viação Cometa (Grupo JCA) que operava no trecho na década de 1950, hoje opera em diversas linhas pelo sudeste, em especial na rota Rio de Janeiro-Campinas/SP. Em novembro de 2020, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a Viação Rio Doce a operar na linha RJ-SP, que manteve ônibus de dois andares (DD) nas suas operações. Mas, em abril de 2022, a concessão foi suspensa pela ANTT.
ÁGUIA BRANCA
Novo Paradiso 1800 DD G8 da Marcopolo. Foto: divulgação/internet.
Empresa capixaba com mais de 70 anos de história. Na linha Rio-S.Paulo, a Águia Branca tem disponibilizado seus ônibus em diversos horários com serviço Executivo, Semi-Leito, Leito e também Leito Cama. Alguns horários com ônibus de um piso, porém, boa parte do dia as saídas são de ônibus Double Decker (dois andares). Em alguns serviços, a empresa disponibiliza Wi-Fi, USB individuais, apoio para as pernas, água, além do ar condicionado. Já no serviço Leito Cama, as poltronas são de couro reclináveis em 180º e os passageiros tem à disposição manta e travesseiro, além de um kit lanche.
EXPRESSO DO SUL
Double Deck (DD) – Expresso do Sul. Foto: divulgação/Facebook
Empresa do Grupo JCA, o serviço da Expresso do Sul não é muito diferente da 1001. Frota moderna e com ônibus DD – Double Deck, a empresa oferece internet Wi-Fi 4G para seus clientes à bordo dos ônibus. O destaque é para os modelos Double Deck que reúne comodidade, conforto e segurança. Com sistema de refrigeração por ar-condicionado, calefação e Wi-Fi. Piso antiderrapante amadeirado e todas as poltronas são anatômicas e possuem entrada USB. Na configuração Leito-Cama, o primeiro piso do DD é composto por 6 poltronas que reclinam 180 graus, revestidas em couro e com travesseiros e mantas. O serviço disponibiliza também água mineral, lanche, aparelho de TV, DVD e toilette. Na configuração Semi-Leito no piso superior do veículo, são 44 poltronas com descanso para pernas, aparelhos de TV, DVD e água mineral.
1001
Double Deck (DD) – Auto Viação 1001. Foto: divulgação/internet
Empresa do Grupo JCA, a Auto Viação 1001 opera com uma frota de ônibus moderna e confortável. As viagens são à bordo dos serviços: Executivo 46 (ônibus de 1 piso), Semi-Leito DD / Leito Cama (ônibus de 2 pisos), todos com ar condicionado. Nos ônibus DD – Double Deck, 2 andares – os passageiros tem disponível o “4G BUS Wi-Fi”, um serviço exclusivo da empresa para deixar a viagem com mais comodidade. Aliado a isso, o Semi-Leito DD possui 44 poltronas com apoio para os pés, água gelada, banheiro. No Leito-Cama, são 6 poltronas largas que reclinam até 180 graus e vem acompanhado de manta, travesseiro, kit lanche, água gelada, banheiro, e tomadas USB para carregar smartphone e tablets.
CATARINENSE
Double Deck (DD) – Auto Viação Catarinense. Foto: divulgação/internet
Empresa do Grupo JCA, a Auto Viação Catarinense possui uma frota que está sempre sendo renovada, com veículos novos e mais modernos, garantindo máximo conforto e segurança. A Catarinense nasceu em 1928, sendo a primeira empresa de transporte de passageiros intermunicipal registrada no Brasil. No trecho SP-Rio, a Auto Viação Catarinense disponibiliza ônibus com serviço Executivo e Semi-Leito, dois andares (Double Decker). A rota atendida era de São Paulo (Terminal Barra Funda) para a Rodoviária do Rio. Mas, desde janeiro de 2022, a empresa conseguiu autorização da ANTT para operar a rota com saídas do Terminal Rodoviário do Tietê rumo à Rodoviária do Rio. No serviço Executivo, as poltronas reclinam até 120º. No serviço Semi-Leito, as poltronas reclinam até 135ºe possuem apoio para as pernas e pés. Frigobar disponível no serviço.
PENHA
Marcopolo New G7 Paradiso 1800 DD com serviço Semi-Leito e Leito-Cama. Foto: divulgação/internet.
Empresa do Grupo Comporte, a Viação Nossa Senhora da Penha possui uma frota de ônibus modernos, com conforto e segurança. Operando com ônibus Executivo, Semi-Leito (Classis), Leito (Astor) e Leito Cama, a Penha opera de São Paulo-Tietê para a Rodoviária do Rio com uma frota renovada a cada 2 anos, garantindo qualidade para os passageiros. No serviço Executivo/Semi Leito, as poltronas possuem maior reclinação e mais espaço, além de descanso para as pernas, ar condicionado, calefação, água mineral. No Leito (Astor), as poltronas reclinam 160º e o passageiro tem a disposição manta e travesseiro. No Leito Cama Astor, a reclinação é de 180º graus mais todos os serviços a bordo do Leito.
Serviço Leito Cama (Astor) da Penha. Foto: divulgação/Site da Penha.
ADAMANTINA
Serviço Leito Total (Black). Foto: divulgação/Facebook Adamantina.
A Empresa Expresso Adamantina dedica-se ao transporte rodoviário de passageiros com uma frota moderna. Com sede em Dracena/SP, a empresa começou a operar a rota SP-Rio com destaque para o serviço “Leito Total” no ônibus “Black – Diamond Class”. Os modernos Double Decker operados pela Adamantina possuem poltronas de couro classificadas como Leito e acompanhadas de descanso para as pernas. Esse serviço é classificado como “Leito Total – Non-Stop”, tornando a viagem mais rápida entre as duas capitais. A Expresso Adamantina ainda opera outros horários com ônibus Executivo. Em todos os serviços a empresa liga o Terminal Rodoviário do Tietê com a Rodoviária do Rio.
KAISSARA
Viação Kaissara com ônibus no serviço Semi-Leito. Foto: divulgação/internet.
A Viação Kaissara pertence ao Grupo Itapemirim, que também operou a rota SP-Rio por décadas. Nos últimos anos, a ligação entre a Rodoviária do Tietê e o Rio de Janeiro era dividido entre os ônibus da Kaissara e da Itapemirim, que chegou a ter ônibus Double Decker (DD – 2 andares) na linha. Mas, devido os problemas do Grupo Itapemirim, atualmente (primeiro semestre de 2022), apenas 2 horários da Kaissara estão disponíveis diariamente no trecho, a bordo de um ônibus de 1 piso. No site da empresa o serviço aparece como Semi-Leito.
Administrador, viajante, Comissário de Voo por formação na aviação. Ama o Turismo e já fez intercâmbio em Dublin, na Irlanda. Natural de Petrópolis, reside no RJ e é proprietário do Blog International Route. Contato: @bieltraveler