Reino Unido: ‘bora’ fazer intercâmbio!

A Inglaterra possui diversas cidades que são ótimas opções para fazer intercâmbio. 
*Publicada em 26/07/2016 e atualizada em 07/02/2024.
Tower Bridge, Londres. Foto: Carlos Jr.

 

O Continente Europeu possui diversas cidades que são ótimas opções para fazer intercâmbio. E a qualidade dos países que fazem parte do Reino Unido são muito boas, permitindo morar em cidades com excelentes infraestruturas. Porém, nos países que compõem o Reino Unido, a moeda utilizada é a Libra Esterlina, cuja cotação frente à moeda Real (Brasil) seja mais alta. Mas, fazendo um bom planejamento, aqueles que desejam fazer intercâmbio – seja de curto, médio ou longo prazo – pelos países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) conseguirão desfrutar de ótimas opções de cidades, especificamente na Inglaterra. Separamos algumas localidades como sugestão, confira: 
 

INGLATERRA 

A Inglaterra continua sendo o principal destino, porém tem um custo de vida muito alto. Para aprender ou aperfeiçoar a língua inglesa, o país tem inúmeros programas em diversas cidades como Manchester, Oxford, Bristol, Bournemounth, Liverpool, Cambridge, Brighton e a capital do país, Londres


LONDRES é uma cidade agitada, elegante e berço do rock. Com pontos turísticos conhecidos no mundo inteiro, entre eles o Big Bang, a London Eye e os famosos ônibus vermelhos de dois andares. Rica em pubs, parques, diversão e muita cultura. Com mais de 1.800 parques, Londres é uma das cidades mais verde do mundo. Há um mix muito grande de pessoas e culturas. A capital do Reino Unido possui os museus mais importantes do mundo, com entrada gratuita, como o National Gallery que reúne importantes galerias de arte do mundo. É possível ver no museu pinturas dos artistas Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Monet, Van Gogh, Picasso, entre outros. 

Liverpool. Foto: VisitLiverpool.com/ divulgação



LIVERPOOL é a “terra dos Beatles”. A cidade é um grande pólo cultural, educacional e esportivo. Localizada ao norte do país, no condado de Merseyside, Liverpool possui uma grande reputação mundial por causa da cultura e especialmente por causa da música. Com uma população em torno de 500 mil habitantes, a cidade é bem receptiva e com boas oportunidades de emprego. Além disso, possui uma das mais importantes coleções de museus e galerias da Europa e o centro de pesquisa da Universidade de Liverpool. A cidade possui o status de Patrimônio Mundial da UNESCO, por causa da sua impressionante região beira-mar. 

Brighton. Foto: Visit Brighton/ divulgação



BRIGHTON é uma cidade de clima temperado, onde até no inverno não faz muito frio. Tranquila, perto do mar e com uma população de 250 mil habitantes, Brighton está localizada a 50 minutos de trem da capital Londres e a 30 minutos do aeroporto de Gatwick, segundo maior aeroporto da região de Londres. Também é conhecida como “Londres à beira-mar”, a cidade possui bons restaurantes, pubs e muita diversão. A cidade fica lotada de jovens nos fins de semana que procuram baladas e praias. Brighton é a cidade dos famosos e reúne artistas descolados. Cosmopolita e destino favorito dos nativos do país. 

Cambridge. Foto: Official Visit Cambridge and Beyond/ divulgação



CAMBRIDGE está localizada a 80 km de Londres. Cidadezinha antiga, ela é sede do Condado de Cambridgeshire. É um dos principais centros educacionais do mundo, tendo entre elas a Universidade que leva o nome da cidade, fundada em 1209 e eleita como uma das 5 melhores do mundo. Cosmopolita, Cambridge respira história, cultura, arquitetura e educação. Há vários teatros, cinemas, museus, restaurantes, cafés, lugares históricos e opções para sair à noite.



BOURNEMOUNTH é um dos principais destinos para o verão da Inglaterra. A cidade proporciona o privilégio de morar perto da praia com um clima mais quente do que o resto da Inglaterra. Bournemounth tem 11 km de praias, a maior quantidade de bares e pubs e uma população aproximada em 168 mil habitantes. Localizada a 170 km de Londres, a cidade foi escolhida como a mais feliz do Reino Unido. São 2 horas de viagem entre a capital britânica e Bournemounth, que também possui um aeroporto internacional interligando para diversos destinos europeus. Se preferir, há ferries (barcas) com saídas diárias de Poole para a França e as Ilhas do Canal. Ótimo destino para quem deseja sol, praias, vida noturna e conexão para diversas cidades europeias. 

Oxford Castle. Foto: Experience Oxfordshire/ divulgação.



OXFORD está localizada a 90 km de Londres e possui muitas belezas. Banhada pelo rio Tâmisa, Oxford é conhecida como a “cidade dos pináculos sonhadores” (City of Dreaming Spires). A histórica cidade universitária, desde o ano de 1167, é reconhecida mundialmente por sua relevância na educação. Tem uma aparência pacata, mas a cidade sabe ser cosmopolita e jovem, devido a grande quantidade de estudantes que moram por lá. Oxford possui uma vida noturna agitada, com opções de música boa ao vivo. 


BRISTOL é uma cidade com baixo custo de vida. Com cerca de 500 mil habitantes e localizada no sudoeste da Inglaterra, Bristol tem atrações para todos os gostos. A cidade chega a ser ignorada como destino de intercâmbio, porém sua localização  é privilegiada, pois permite ao estudante de desfrutar da natureza, como os penhascos das costas que cercam a cidade. Também é possível visitar outras cidades importantes que ficam próximas como Birmingham, Bath e Londres. A cidade ainda conta com museus, grande monumentos históricos, além de eventos ao longo do ano. 

Manchester. Foto: Visit Manchester/divulgação



MANCHESTER é a terceira maior economia do Reino Unido. É um local perfeito para fazer intercâmbio! Uma das cidades mais vibrantes e modernas da Inglaterra, Manchester possui grandes shopping centers, teatros famosos, galerias, música, museus, vida noturna, entre outras. Com mais de 500 mil habitantes, a cidade reúne estudantes de todos os continentes do mundo, totalizando uma média de 70 mil pessoas estudando em Manchester. Bandas famosas surgiram nesta cidade que foi berço do estilo musical “British Rock”, como Oasis, The Smiths e New Order. E não pára por ai. Manchester possui dados importantes: um aeroporto internacional – oportunidade para o estudante de sair da cidade e conhecer outros países europeus – dois times de futebol, três universidades, teatros, museus, parques, cinemas, clubes, bares com música boa ao vivo e os tradicionais pubs ingleses. Vida noturna sem igual. É bem agitada e um dos melhores destinos da Inglaterra para fazer intercâmbio. 

Edimburgo, capital da Escócia. Foto: Bruno O.



No Reino Unido há outras cidades e países para fazer intercâmbio, entre elas as cidades de Nottingham, York e Birmingham. Os países Escócia e Irlanda do Norte também são bons destinos, com as cidades de Edimburgo, Glasgow e Belfast. Essa última é a capital da Irlanda do Norte, o menor país do Reino Unido e considerado o menor custo de vida da região. Na próxima postagem vou mostrar cada uma dessas cidades. Até lá! 

DADOS GERAIS – REINO UNIDO:

IRLANDA DO NORTE capital: Belfast
PAÍS DE GALES – capital: Cardiff
INGLATERRA capital: Londres
ESCÓCIA – capital: Edimburgo
 

✈ Página especial sobre Intercâmbio

✈ Lista completa dos Voos (diretos) Internacionais saindo do Brasil (clique aqui).

✈ Lista das Companhias Aéreas que operam no Brasil (clique aqui).
✈ Lista de Aeroportos Internacionais do Brasil e da Europa (clique aqui)

 

Publicado por: Gabriel Carvalho | @bieltraveler

Redes Sociais

Formulário de Contato

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome
Gabriel Carvalho

Gabriel Carvalho

Administrador, viajante, Comissário de Voo por formação na aviação. Ama o Turismo e já fez intercâmbio em Dublin, na Irlanda. Natural de Petrópolis, reside no RJ e é proprietário do Blog International Route. Contato: @bieltraveler