*atualizada em 19/06/2019.
PAÍS DE GALES
![]() |
Foto: Visit Wales/divulgação |
BANGOR é um bom destino para os estudantes universitários. A cidade foi eleita a “Melhor Localização Universitária” pelo jornal The Independent. A Bangor University está situada na cidade e oferece opções de estudo em 23 escolas acadêmicas, com mais de 11 mil estudantes e 650 professores. Bangor está localizada entre as montanhas do Parque Nacional de Snowdonia e o oceano. É uma cidade pequena, porém muito segura e acessível, com fáceis linhas de trem até Londres, Liverpool e Manchester, todas elas na Inglaterra. Há uma opção de viajar até Dublin, na Irlanda, através de balsa, em uma viagem rápida.
![]() |
Foto: Swansea/internet |
SWANSEA é a segunda maior cidade do País de Gales e tem a melhor praia do Reino Unido, de acordo com o website TripAdvisor. A cidade tem cerca de 245 mil habitantes e possui a Universidade de Swansea. A presença dela permite que a cidade seja cosmopolita, reunindo pessoas de todo o mundo que trabalham na universidade. Mas além de cursos de graduação e mestrado, a cidade é uma excelente opção para quem deseja aprender inglês longe da “fluência” da língua portuguesa proveniente da presença de muitos brasileiros no Reino Unido, especificamente em Londres.
![]() |
Foto 1: Visit Wales/divulgação | Foto 2: Cardiff – Visit Cardiff/divulgação |
O País de Gales se torna um destino diferente no Reino Unido por ser um local com muitas atividades, baixo custo e quem está querendo ficar em um país que tenha poucos brasileiros, esse é o destino. Se o seu objetivo é estudar em uma Universidades, as três cidades citadas acima são ótimas e bem acolhedoras. Os galeses são hospitaleiros, calorosos e têm mentes abertas. Eles acolhem muito bem os imigrantes – principalmente os brasileiros – e estão disponíveis para oferecer um ambiente confortável e amigável para os estudantes internacionais. Se você deseja estudar a língua inglesa, Cardiff, a capital do país, proporciona qualidade de vida e tem tudo que o intercambista precisa, principalmente segurança e conforto.
![]() |
Foto: Escócia/ Bruno Barbalho |
ESCÓCIA
Grandes eventos, muita história e belas paisagens! Terra de Adam Smith, Graham Bell, Andrew Carnegie, Sean Connery e muito mais. Paisagens que serviram de cenário para os filmes Coração Valente e Guerreiro Imortal. Um país com espírito guerreiro e a face marcada pelas heranças gaélicas, saxãs e nórdicas, que moldaram a cultura escocesa. Um país que tem o Haggis como prato tradicional que consiste num bucho de carneiro recheado com vísceras, juntamente com farinha de aveia. A musicalidade local é muito apreciada e os escoceses tem muito orgulho dela: a famosa gaita de fole e sua estridente sonoridade.
![]() |
Foto: Escócia/ Bruno Barbalho |
Isso é a Escócia. Uma viagem por esse país encanta o turista por revelar muitas histórias e belos cenários. Os escoceses, por sua vez, sabem conquistar os turistas, afinal eles não são muitos simpatizantes da Inglaterra, na questão do Reino Unido. Seria algo como Brasil e Argentina no futebol. Não compare os dois países europeus, pois os escoceses irão convence-lo que o país deles é o melhor.
A capital da Escócia se chama Edimburgo, porém Glasgow é o centro da moda e considerada a maior cidade do país. Rico em natureza, a Escócia oferece aos turistas uma vasta opção de atividades, como fazer mountain bike na floresta, fazer caminhadas e trilhas pelo litoral, rafting, canoagem e muito mais. Na gastronomia, os escoceses amam comer carnes, batatas e frituras.
![]() |
Foto: Escócia/ Bruno Barbalho |
EDIMBURGO é a melhor qualidade de vida do Reino Unido!! E o custo de vida mais baixo entre todas as capitais do Reino. A cidade virou Patrimônio da Humanidade pela Unesco, devido às belezas naturais e sua riqueza cultural. A capital escocesa está localizada às margens do rio Firth of Forth. Edimburgo é divida por duas partes: a Cidade Velha (Old Town) onde concentra os principais pontos históricos e as construções medievais. A Cidade Nova (New Town) concentra o lado mais moderno, elegante e dinâmico.
Durante os meses de dezembro e fevereiro, a temperatura mínima chega a 0 grau (inverno). Porém, durante o verão, entre os meses de junho a agosto, a temperatura máxima chega aos 20 graus. As línguas oficiais são inglês e Gaélico. A Libra Esterlina é a moeda local, a mesma utilizada em todo o Reino Unido.
Foto: Cliffs Ballintoy – Irlanda do Norte/ arquivo IR. |
IRLANDA DO NORTE
Um dos principais pontos turísticos do país é a Calçada dos Gigantes e os Cliffs entre as localidades de Ballintoy e Ballycastle onde tem a famosa “Carrick-A-Rede Rope Bridge”, uma ponte situada às margens do Oceano Atlântico que interliga duas montanhas. Ela foi construída há mais de 400 anos pelos norte-irlandeses que pescavam salmão. A Ponte tem 20 metros de comprimentos e 30 metros de altura, o que permite ao visitante um visual encantador.
Na Calçada dos Gigantes que é conhecida mundialmente como “Giant’s Causeway” a lenda prevalece sobre o local: um gigante apaixonado construiu as calçadas para atravessar a longa distância que separava ele da mulher amada. Cientificamente, o local sofreu com erupções vulcânicas há milhares de anos, causando formações rochosas. A Calçada dos Gigantes se tornou Patrimônio Mundial pela UNESCO no ano de 1986 e está localizado bem próximo dos Cliffs de Ballintoy.
BELFAST é a capital do país. Uma lugar muito agradável, limpo e que possui um grande monumento na região central da cidade: o Museu do Titanic. Localizado bem próximo ao Aeroporto da Cidade, o “Titanic Belfast Museum” como é chamado originalmente, é uma estrutura muito alta. Ele possui a altura equivalente do navio na época em que foi construído, há mais de 100 anos. Dentro dele, as repartições são: museu (tarifado), lanchonete, lojas de artigos do navio, banheiros, entre outros.
Os famosos ônibus urbanos de 2 andares fazem parte da cidade de Belfast. Mas hoje há mais ônibus de um piso circulando pelas ruas e avenidas. A capital tem muitas curiosidades: é a maior cidade da Irlanda do Norte, tem um custo de vida mais baixo em relação à Londres, há misturas de sotaques como o irlandês, escocês e o britânico. Quem escolhe Belfast como destino para estudar a língua inglesa, ganha no aprendizado, o que torna mais completo.
Foto: Museu do Titanic/ arquivo IR. |
A localização de Belfast permite o estudante visitar outro país que está situado na mesma ilha: a República da Irlanda. Da capital norte-irlandesa rumo a Dublin são no máximo 3h de ônibus ou 2h de trem. Uma visita à cosmopolita capital irlandesa nos fins de semana pode ser uma boa opção para conhecer esse país vizinho.
Mas Belfast também tem muitas curiosidades. Os conflitos do passado ainda estão marcados na lembrança e na história da cidade com o muro que separava os Católicos e Protestantes, erguido no início da década de 70, que ainda estão de pé. A cidade tem uma noite bem agitada com ruas cheias de turistas, bares e casas noturnas.
Foto 1: Museu do Titanic | Foto 2: Belfast City Hall – arquivo IR. |
Confira a matéria anterior > Reino Unido: é hora de fazer intercâmbio! (aqui).
DADOS GERAIS – REINO UNIDO:
Tudo para sua viagem ao redor do mundo:
✈ Página especial sobre Intercâmbio
✈ Hospedagem – Booking.com
Fontes: World Study, Viva Mundo, Descubra o Mundo, CW Tour, Viagem e Turismo, Hot Courses, Canal Londres, Ci Intercâmbios, STB Intercâmbios, Mundial Intercâmbios, Visit Wales, Visit Cardiff, arquivos do blog.
Do Rio de Janeiro, com informações de SP, Londres, Dublin e Edimburgo
clique aqui e saiba mais sobre o autor