Roteiros do Rio | Trilha da Pedra do Macaco – Maricá

Com 235 metros de altitude e cerca de 40 minutos a 1 hora de subida, a Trilha da Pedra do Macaco é um atrativo para quem gosta de natureza, rapel e contato com o bioma da Mata Atlântica. Localizada a 56 km do Centro do Rio de Janeiro, a Pedra do Macaco está situada próxima a RJ-106 Rodovia Amaral Peixoto, no bairro de São José de Imbassaí, no município de Maricá, na região metropolitana do Rio.

A trilha é leve, com cerca de 700 metros de caminhada, com subida íngreme em praticamente todo o trecho. Em certo ponto, há uma corda para auxiliar na subida de uma rocha, mas é bem tranquilo. E claro, há macacos bem na entrada da trilha que podem aparecer antes de começar o trajeto. Não há sinalização no caminho rumo a Pedra do Macaco. A única informação que existe é uma placa antes da subida, no ponto de partida. Porém, é só seguir o caminho onde a trilha está mais batida e chegará ao topo.

Cerca de 40 minutos depois, estará chegando na fase final de subida e enfim avistará as pedras do cume. Nessa parte tenha cuidado, pois na lateral direita (entre os matos), há abismo. Na chegada o turista terá uma visão privilegiada dos atrativos da cidade: a Pedra de Inoã, a Praia e as Lagoas de Maricá. Seguindo a trilha, a frente encontra-se uma grande pedra que precisa ser atravessada, onde vai avistar o topo da Pedra do Macaco.

Mas atenção! Não existe um caminho fácil para se chegar ao topo. A vista vale a pena, mas a recomendação para subir o cume é para aqueles que possuem experiência com montanhismo e escalada (cercado de abismo). Mesmo assim, vale a pena (mesmo de longe) tirar belas fotos. Nessa parte, a altitude máxima é de 246 metros e uma visão de 360 graus da região.

Dicas: leve bastante água, principalmente se subir a trilha em dia quente. Roupas e calçados (tênis) adequados são recomendados. Leve Repelente (se necessário), protetor solar, óculos de sol e como sugestão frutas para alimentação, sem deixar o lixo pelo local, é claro. Se for esperar o pôr do sol vale a pena. Mas em seguida é bom retornar pois logo escurece e fica difícil descer a trilha com pouca luminosidade. Há sinal de celular com internet.

SERVIÇO:

> Como chegar: saindo da capital fluminense você pode ir de carro, moto ou ônibus.
| Do Rio de Janeiro Carro ou Moto: acesse a Ponte Rio-Niterói e depois do pedágio seguir as placas em direção a Maricá. Vai acessar a Alameda São Boa Ventura em Niterói e automaticamente a RJ-104 até o km 7.5 em Tribobó (São Gonçalo) onde vai virar a direita para a RJ-106 Rodovia Amaral Peixoto. Seguir até Maricá, especificamente até o km 22 onde tem um retorno, próximo ao “Atacadão Top Burguer”, em São José de Imbassaí. Retorne (pista sentido Niterói) e siga por 1,7 km até avistar a loja “O Queijão” na pista oposta. Acessar (a direita) a “Estrada da Cachoeira“. A rua possui asfalto e iluminação. No segundo cruzamento, siga na rua à esquerda, “Rua Um” até avistar a montanha (650 metros distância total). A rua é estreita, de pedra, mas é possível deixar carro ou moto.  Tempo total: 40 a 50 minuto de viagem.

|Do Rio de Janeiro – Ônibus > de onde você estiver há duas opções: ir para Terminal Castelo (região central) ou no ponto do “Into” ao lado do prédio “Bradesco Seguros” na Avenida Rio de Janeiro (perto da Rodoviária). Pegar o ônibus “2146D – Maricá” que sai do Castelo ou “2146C- Maricá” que sai da Candelária, da empresa AMPARO.
Valor da passagem > R$ 24,00 no dinheiro/RioCard Expresso ou R$ 8,55 no RioCard Bilhete Único. Há opção de Van: R$ 13,20 no dinheiro ou R$ 8,55 no RioCard Bilhete Único.
Pedir ao motorista para deixar no km 21 na passarela de São José do Queijão. Atravesse e ao descer a passarela, siga alguns passos até a rua à esquerda, “Estrada da Cachoeira” No segundo cruzamento, siga na rua à esquerda, “Rua Um” até avistar a montanha (650 metros distância total, cerca de 15 minutos caminhando). Tempo total: 50 minutos a 1h de viagem.

Com colaboração de Renal Alves. Outras fontes: Prefeitura de Maricá, Viação N. S. Amparo.

Do Rio de Janeiro,
Gabriel Carvalho |  gabriel@internationalroute.com.br

clique aqui e saiba mais.

Tudo para sua viagem ao redor do mundo/
Everything for your trip around the world

Contato, dúvidas, sugestões, redes sociais:
– Facebook | Instagram: @internationalroute
– Twitter: @Inter_Route
– Hashtag: #internationalroute

Copyright © International Route – Desde 2014.

Redes Sociais

Nosso canal no Telegram

Chip Internacional

Formulário de Contato

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome
    Opps, No posts were found.